Ads Top

HAT-P-11b - Planetas Extrassolares - Capítulo 10

Esta é uma concepção artística da silhueta de um planeta extrassolar chamado HAT-P-11b passando por sua estrela hospedeira. O planeta foi observado passando entre sua estrela e nós e isso possibilitou termos uma perspectiva a respeito dele e aprender mais de sua atmosfera.

HAT-P-11b, também conhecido como Kepler-3b, foi o primeiro planeta extrassolar relativamente pequeno onde se encontrou moléculas de água em sua atmosfera. 





Comparativo com os planetas do Sistema Solar.


Histórico de Pesquisas

Utilizando-se de dados de 3 telescópios espaciais - Hubble, Spitzer e Kepler - astrônomos descobriram céus claros e vapor d'água nesse planeta gasoso. Seu tamanho, parecido com o de Netuno, faz dele o menor planeta onde moléculas de qualquer tipo já foram encontradas. 

Abaixo temos a imagem da estrela que hospeda esse planeta, registrada pela Câmera de Campo Amplo 3, do Telescópio Espacial Hubble. O planeta não está visível nessa imagem. O outro objeto visível é uma outra estrela.


Imagem direta da estrela HAT-P-11
Pesquisas Futuras

Espera-se que com o James Webb - programado para ir ao espaço em 2018 - possamos ver além do que vimos até agora. Webb vai se voltar para 11b afim de obter outras evidências de sinais de vapor d'água e outras moléculas.


Os tamanhos de Netuno (a direita) e HAT-P-11b (a esquerda)

Estrela Hospedeira

HAT-P-11 encontra-se a 124 anos-luz de distância da Terra, tem cerca de 81% da massa de nosso Sol, classificada como tipo espectral K4, magnitude aparente de 9,59, temperatura superficial de 4.506 °C e seu raio é 75% o de nosso Sol. Estima-se que essa estrela tenha 6.5 bilhões de anos. Ela é conhecida também como: GSC 03561-02092 e 2MASS 19505021+4804508. Até agora apenas o planeta "b" foi detectado ao seu redor. 


Fontes:
2 - NASA
2 - Exoplanet 

[Autoria: Diogo Furlan. No Facebook e Instagram como: @difurlan1]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.