TrES-2b - Planetas Extrassolares Capítulo 8

TrES-2b: O Planeta Escuro. Créditos da imagem: David A. Aguilar (CfA), TrES, Kepler, NASA.

TrES-2Ab é o planeta mais escuro que já foi descoberto, refletindo apenas 1% da luz da estrela que orbita – TrES-2 A. Ele está a mais de 750 anos-luz de distância da Terra, mas apenas a 4,8 milhões de quilômetros de sua estrela hospedeira. É aproximadamente do tamanho de Júpiter, com uma temperatura de 980 graus Celsius. Ou seja, pelo tamanho e proximidade com sua estrela hospedeira, ele recebe a nomenclatura de “Júpiter Quente”.

Histórico de Pesquisa
David Kipping e David Spiegel, dois astrofísicos do Harvard Center for Astrophysics e da Universidade de Princeton, respectivamente, utilizaram os dados públicos da missão Kepler para detectar a luz refletida pelo planeta TrES-2b. Este planeta foi descoberto em 2006 pelo Trans-Atlantic Exoplanet Survey (TrES) e por coincidência encontra-se no campo de visão do telescópio Kepler, na pequena porção que intersecta a constelação do Dragão. Assim, em 2011, o Telescópio Kepler pôde confirmá-lo.

Pesquisas futuras
O Telescópio Espacial James Webb está sendo construído exatamente para que os pesquisadores possam descobrir o que está acontecendo no TrES-2b.

TrES-2b também é chamado de: TrES-2 A b, TrES-2b, Kepler-1 b, KOI-1.01, KOI-1 b, KIC 11446443 b

A Estrela Hospedeira
TrES-2 é uma estrela de massa ligeiramente inferior ao nosso Sol (98% de sua massa), com idade estimada em 5.1 Bilhões em anos,  temperatura de 5.576 °C, magnitude aparente de 11,41 e um raio igual ao do Sol.  Seu nome alternativo é GSC 03549-02811.

Fontes:

[Edição: @wellington_andrade]