Ads Top

Os robôs Curiosity e Opportunity vão parar por uns dias.


Cientistas planetários e exploradores Marcianos tem um jeito inusitado de tirar férias: eles aguardam o Sol estar no meio do caminho entre a Terra e Marte.

Do dia 22 de Julho até 1 de Agosto, a NASA fica impossibilitada de enviar e receber informações de Marte. Assim, graças a uma conjunção solar que acontece aproximadamente a cada dois anos, seus 2 carros exploradores e seus 3 orbitadores ficam no modo automático. 

Uma conjunção solar é o momento em que, de nossa perspectiva, o Sol bloqueia a visão de outro planeta ou objeto do Sistema Solar, assim como mostra a imagem abaixo. 


Diagrama de uma conjunção solar com Marte. NASA/JPL-Caltech
Quando isso acontece com Marte, a NASA não pode enviar ou receber comandos de seus aparelhos que lá estão. 


Os exploradores em solo Marciano não se movimentarão, mas observações e medições continuarão a acontecer. Em órbita, a ciência também continuará.

"Por precaução, não nos comunicaremos com nossos aparelhos em Marte durante esse período porque é esperada uma degradação significativa no link de comunicação e não queremos dar a chance de que uma de nossas unidades espaciais atue com um comando errado," disse Chad Edwards, gerente da Mars Relay Network Office na NASA.

O Curiosity estacionou no fim de semana no Pico Vera Rubin - que é seu campo de estudos atual. Já o Opportunity está relaxando perto da Cratera Endeavour. 



[Tradução: Diogo Furlan - no Facebook/Instagram como: @difurlan1]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.