Ads Top

Inicia-se a construção do maior telescópio do mundo

Iniciou-se, no final de Maio, a construção do European Extremely Large Telescope - ELT (Telescópio Europeu Extremamente Grande). Quando estiver completo, será o maior telescópio óptico já feito, 5 vezes maior do que o maior telescópio em uso atualmente.

Com um espelho primário de 39 metros, o tamanho do ELT tem o potencial de transformar nossa compreensão do universo.


Localizado em uma montanha com 3 mil metros de altura no meio do deserto do Atacama, ele deve começar a operar em 2024. O ELT poderá aumentar e refinar as descobertas de planetas que orbitam outras estrelas. Ele terá a capacidade de encontrar planetas menores, obter imagens com mais resolução e possivelmente caracterizar suas atmosferas, o que é um passo fundamental para entender se a vida pode estar presente. 

"O que está sendo criado aqui é mais do que um telescópio. Aqui vemos um dos maiores exemplos das possibilidades da ciência", disse a presidente chilena, Michelle Bachelet, em um discurso para marcar o início da construção.

A atmosfera seca do Atacama proporciona condições de observação perfeitas, na medida do que é possível de se obter com telescópios terrestres. É previsto que até 2020, cerca de 70% da infraestrutura da astronomia mundial esteja localizada nessa região.

O ELT está sendo financiado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), uma organização composta por nações europeias e do hemisfério sul. Os custos de construção não estavam disponíveis, mas o ESO disse anteriormente que o ELT custaria cerca de 1 bilhão de euros (US $ 1,12 bilhão), valores orçados em 2012.


[Tradução: @difurlan1]



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.