Ads Top

HD 40307g - Planetas Extrassolares, Capítulo 4

HD 40307g está dentro da zona habitável de sua estrela hospedeira, a cerca de 46 anos-luz daqui.



Histórico de Pesquisas

"A órbita do planeta nos diz que seu clima e atmosfera podem ser propícios para sustentar a vida", disse o co-autor de um estudo sobre HD 40307g, Hugh Jones, da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra. "Ele está na zona habitável de sua estrela - HD 40307 - em uma órbita comparável à da Terra, o que aumenta a probabilidade de ser habitável."

O estudo propunha uma reanálise de observações realizadas do sistema estelar HD 40307 feitas com o instrumento HARPS, instalado em um telescópio de 3.6 metros, em La Silla, Chille. 


O instrumento permite aos astrônomos captarem a mais sensível oscilação gravitacional que um planeta pode causar em sua estrela hospedeira. 



Pesquisas Futuras

Espera-se realizar outras observações com a futura geração de telescópios, iniciando pelo Telescópio Espacial James Webb.


Estrela hospedeira e sistema solar

A estrela HD 40307 g hospeda 6 planetas, todos confirmados. Ela tem uma massa de 0,77 vezes a massa de nosso Sol, sua temperatura superficial é de 4.703 °C, seu tipo espectral é K2.5V, está a 46 anos-luz daqui (437 trilhões de km) e se localiza na constelação do Pintor.






Localização




[Edição: @difurlan1]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.