Ads Top

Wasp-12b - Planetas Extrassolares, Capítulo 9


Wasp-12b é um planeta em apuros, definitivamente. Ele é conhecido como o planeta extrassolar mais quente devido sua distância para sua estrela hospedeira. Estimativas baseadas em cálculos apontam que ele será consumido pela estrela em pouco menos de 10 milhões de anos. Atualmente, ele é cozido por sua estrela e alcança uma temperatura de 1.537 °C, além do que forças de maré o esticam brutalmente, pois o planeta está a meros 0.0229 U.A., o que corresponde a 3.4 milhões de km de distância apenas.


Além de estar sendo cozido, este planeta parecido com Júpiter é o primeiro e único até então onde pôde ser observada transferência de material para a estrela através da força da gravidade. A atmosfera do planeta está sendo transladada para a superfície estelar através da força da gravidade exercida pelo astro tão próximo.




Histórico de Pesquisas


No dia 20 de Maio de 2010, o Telescópio Espacial Hubble conseguiu verificar que o planeta está sendo consumido pela estrela canibal. Esta foi a primeira vez que esse tipo de evento foi registrado, apesar de já ter sido predito anteriormente. 


As observações feitas pelo equipamnto do Hubble, o Cosmic Origins Spectrograph (COS), confirmaram as previsões publicadas na Nature em fevereiro de 2009 pela Universidade de Pequim, Shu-lin Li. A atmosfera do planeta inchou em quase três vezes o raio de Júpiter, enquanto o próprio planeta tem 40% mais massa do que Júpiter.


Outras evidências indicam que WASP-12b tem uma relação de carbono-oxigênio elevada, significativamente maior que a do Sol, indicando que é um gigante gasoso rico em carbono.


O carbono do planeta está localizado em sua atmosfera, sob a forma de monóxido de carbono e metano.

Este gráfico de dados do telescópio espacial Spitzer da NASA indica a presença de moléculas no planeta WASP-12b - um gigante de gás super-quente que orbita firmemente ao redor de sua estrela.

Pesquisas Futuras


Astrônomos esperam pela próxima geração de telescópios para poderem aferir outras informações importantes, como também detalhes do planeta. Astrônomos russos encontraram indícios de que há uma exolua ao redor de Wasp-12b. Esse tipo de companhia não é usual em planetas classificados como Júpiter-Quente, pois o material para formar a lua não consegue ficar em órbita do planeta.


A Estrela Hospedeira



Outro nome: 2MASS J06303279+2940202, UCAC2 42216354

Massa: 1.35 vezes a massa do Sol.
Raio: 1.59 vezes o raio do Sol.
Tipo Espectral: G0
Temperatura superficial: 6.027 °C
Idade: 1.7 Bilhões de anos



Fontes:



[Autoria: Diogo Furlan - no Facebook/Instagram como: @difurlan1]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.