Ads Top

NASA convida cientistas a propor ideias para construírem a sonda Europa

Agora é a hora de expressar suas opiniões sobre os instrumentos da sonda que irá pousar em Europa.
Concepção artística do que poderá ser o módulo de pouso da sonda Europa
A NASA está lançando uma outra competição para cientistas: ajudar a escolher os instrumentos para o módulo de pouso Europa.

A Lua de Júpiter tem sido alvo dos cientistas, principalmente depois da Voyager 1 e a espaçonave Galileu terem revelado um potencial oceano subsuperficial nos anos 90. Enquanto uma missão com um módulo de pouso a Europa ainda está em sua Fase B (e ainda não foi oficialmente aprovada), a equipe vai planejando antecipadamente algumas 'subetapas'.

"A possibilidade de pousar um explorador na superfície desta lua intrigante, tocando e explorando um mundo que pode abrigar vida é o cerne da missão Europa", disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA Science Mission Directorate, em um Comunicado à imprensa. "Queremos que a comunidade esteja preparada para esta oportunidade, porque a NASA reconhece a imensa quantidade de trabalho envolvido na preparação de propostas para esta futura exploração".

A competição terá duas etapas para criar os instrumentos e garantir que eles irão funcionar. Somente 10 propostas estarão na fase A, onde os participantes terão 12 meses e 1.5 milhão de dólares para conduzir seus trabalhos. Os instrumentos principais deverão procurar provas de vida em Europa, estudar o terreno para ver se é habitável e descrever a superfície e subsuperfície da lua.

Juntamente com uma missão de aterrissagem, uma missão de sobrevoo em Europa, a missão Europa Clipper, está em fase de concepção preliminar e se espera que seja lançada em algum momento na década de 2020.


[Tradução: @difurlan1]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.