Cientistas descobriram uma onda de gás ultra-quente maior do que a Via Láctea

NASA/CXC/GSFC/S.A.Walker, et al.
Cientistas descobriram uma onda de gás quente duas vezes maior do que a Via Láctea no aglomerado de galáxias Perseu. Acredita-se que ela tenha bilhões de anos.

O estudo, publicado na edição de Abril de 2017 do Monthly Notices of Royal Astronomical Society, combinou dados do Observatório de raios X Chandra, da NASA, com observações de rádio e simulações por computador.

Perseus, nomeada após sua constelação anfitriã, está a 240 milhão anos-luz daqui e é feita de um gás tão quente que ela brilha somente em raios X. Enquanto estudava o gás, o Chandra encontrou muitas coisas interessantes, mas focado em um enigmático côncavo chamado de "baía".

Depois de combinar 10,4 dias de dados de alta resolução do Chandra com 5,8 dias de observações de campo amplo, a equipe havia criado uma imagem de raios-X do gás em Perseus. Eles, então, filtraram os dados para realçar os detalhes mais sutis e compararam a imagem aprimorada com as simulações (de computador) de fusões de galáxias.

A simulação mostra o gás em um grande aglomerado que está situado em uma região central "fria", cerca de 30 milhões graus Celsius.  área em torno do gás tem um calor 3 vezes maior, e nos arredores está uma galáxia menor com mil vezes a massa da Via Láctea.