Ads Top

Quão distante é um ano-luz?


Esperamos que você tenha uma grande mala se você está planejando uma viagem pelo Cosmos. À velocidade da luz - uma velocidade que nenhuma tecnologia já produzida pelo Homem ainda pôde atingi - levaria cerca de quatro anos para chegar ao sistema de estrelas Alpha Centauri, o grupo mais próximo de nosso Sol. Se a viagem for para a galáxia mais próxima, a galáxia-anã de Cão Maior, levaria cerca de 25.000 anos-luz.

Como a expressão "ano-luz" diz, essa é a distância que a luz viaja em um ano. É mais rápido do que qualquer coisa pode se mover. Apontada como um "limite de velocidade cósmica", ir tão rápido quanto a luz (ou até mesmo mais rápido) é impossível para um objeto físico, de acordo a Teoria de Albert Einstein escrita um século atrás. À medida que você fica mais rápido, Einstein demonstrou que sua massa aumenta para o infinito. Mas ainda há discussão em torno disso.

Podemos também usar a luz para se referir a distâncias em nosso Sistema Solar. O sol está a cerca de oito minutos-luz de distância e a lua em torno de um segundo-luz. A luz que você vê dos planetas exteriores demora algumas horas para chegar até nós. Isto apresenta desafios interessantes para a comunicação; Imagine uma colônia em Marte tentando se comunicar com a Terra, quando as transmissões de rádio (viajando à velocidade da luz) levam uma média de 20 minutos para chegar!

A selfie que o explorador Curiosity, da NASA, fez. Essa imagem é composta por 50 imagens, utilizando o braço robótico do explorador marciano, no dia 3 de Fevereiro de 2013. Credit: NASA / JPL / MSSS / Marco Di Lorenzo / Ken Kremer- kenkremer.com

De qualquer modo, está claro que 1 ano-luz é uma distância muito grande. Em um ano, a luz viaja 9.4605284 x 1012 quilômetros. Para deixar mais explícito: 9.460.528.400.000 quilômetros.

Algo pode viajar mais rápido que a luz? Há décadas os físicos têm ficado confusos sobre pelo menos uma lacuna possível - a ideia do Emaranhamento Quântico (que Einstein se refere como "ação assustadora à distância."). Ela descreve um fenômeno onde um fóton se divide em dois, conseguindo, mesmo assim, se intercomunicarem instantaneamente - não importando qual a distância que os separa. (Aqui está um vídeo que explica como isso funciona.)

Às vezes as pessoas pensam que pelo fato das galáxias estarem se distanciando uma das outras mais rápido do que a velocidade da luz, que elas estão quebrando o limite de velocidade. Não é verdade. Isso acontece porque as galáxias estão se movendo com a expansão do universo. É uma função da expansão do universo e não objetos viajando dentro do universo.

Representação da linha do tempo do Universo em 13.8 bilhões de anos e a expansão que se seguiu posteriormente. Créditos: NASA/WMAP Science Team.

É possível ao ser humano alcançar velocidades vistas nos filmes de Star Trek? Em 2009, uma página da NASA comentou que os cientistas não têm certeza a respeito disso. "Estamos no ponto em que sabemos o que sabemos e sabemos o que não fazemos, mas não sabemos ao certo se é possível viajar mais rápido do que a luz", afirmou a NASA. Você pode ler mais sobre a pesquisa nesta página.

Enquanto "ano-luz" é uma maneira conveniente para as pessoas se lembrar o quão longe as coisas estão, os astrônomos geralmente usam outra unidade chamada parsec (que é cerca de 3,26 anos-luz). Como a astrônoma Nicole Gugliucci diz, parsecs é "uma unidade de distância que faz mais sentido físico com relação à forma como medimos distâncias." 



[Tradução: @difurlan1]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.