Ads Top

Estrela de Barnard - Capítulo 8 da Série Estrelas

Concepção artística da Estrela de Barnard.
Barnard se localiza na constelação de Ophiuchus e foi descoberta em 1916 pelo astrônomo Edward Emerson Barnard.

Ela está se movendo de forma rápida o suficiente ao redor da galáxia (140 km por segundo) que, segundo cálculos, no ano de 11.800 ela será a estrela mais próxima de nosso Sol. Embora esteja perto de nós, a anã vermelha chamada de Estrela de Barnard não pode ser vista a olho nu.

Ao contrário de nosso Sol, Barnard parece ser uma estrela antiga que se formou antes da galáxia se tornar rica em elementos pesados. Ainda, apresenta baixa emissão de raios-x e seu período de rotação é presumido em 130.4 dias indicam que ela é uma anã vermelha já velha e inativa. Acredita-se que ela tenha de 11 a 12 bilhões de anos e pode durar mais uns 40 bilhões de anos antes de se esfriar e se tornar uma anã negra.


Sua Massa

Com apenas 14% da massa de nosso Sol, a estrela de Barnard é tão pequena que ela pode transportar o calor do núcleo até sua superfície apenas através de convecção, diferentemente de anãs vermelhas maiores do que ela, assim como Gliese 752 A (conhecida também como Wolf 1055 A, ou Estrela de BiesBroeck).

Barnard tem entre 15 a 20% do diâmetro do Sol.

Distância 

Em anos-luz: 5,96
Em Unidades Astronômicas:  377106,54 U.A.
Em Quilômetros: 56 trilhões de km.


Classificação Estelar

Barnard é uma estrela de pouca massa, muito fria, de pouca luminosidade e vive um momento de sua vida chamado de sequência principal. Sua classificação: M4.0Ve

De acordo com os cálculos do Dr. Sten Odenwald, se fosse possível substituir o Sol por Barnard, os céus da Terra teriam uma tonalidade muito avermelhada e o planeta seria muito escuro, mesmo durante o dia. A estrela de Barnard iluminaria a Terra apenas 100 vezes mais do que a Lua. Assim, a superfície da Terra seria de gelo petrificado.


Zona Habitável:

Para se estar ao redor de uma estrela como Barnard e dentro de sua zona habitável, é necessário que um planeta esteja entre 0.034 a 0.082 Unidades Astronômicas (U.A.) de distância. Em quilômetros: entre 5 milhões de km e 12.3 milhões de km de distância da estrela.

Temperatura: 2.826 °C

Magnitude aparente: 9,53

Magnitude absoluta: 13,22





Fonte: NASA, UFGRS, Solstation

[Edição: @Mari64411]
[Revisão: @difurlan1]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.