Astrônomos identificam a anã marrom mais pura e massiva

Uma equipe internacional de astrônomos identificou a anã marrom com a composição mais 'pura' e de maior massa até então já descoberta. O objeto, conhecido como SDSS J0104+1535, é um membro do chamado halo - que estão na borda da Via Láctea.

Uma concepção artística de uma anã marrom pura e massiva. Créditos: John Pinfield.
As anãs marrons são objetos estelares intermediários, classificadas entre planetas e estrelas em sequencia principal (que é a fase onde estrelas queimam de forma equilibrada o hidrogênio que acumularam em sua formação).  A massa de uma anã marrom não é suficiente para que ela consiga ativar a reação nuclear de hidrogênio e começar a converter esse elemento em hélio, mas elas são significativamente mais massivas do que planetas.

Localizada a 750 anos-luz na constelação de Peixes, SDSS J0104+1535 é feita de gás que é cerca de 250 vezes mais puro do que o gás encontrado no Sol. Ela consiste de 99,99% de hidrogênio e hélio. Estimativas indicam que ela se formou 10 bilhões de anos atrás e medições também indicam que ela é 90 vezes mais massiva do que Júpiter, fazendo dela a anã marrom mais massiva já encontrada até então.

Anteriormente, não se sabia se anãs marrons poderiam se formar a partir de um gás tão primordial. A descoberta aponta o caminho para uma população ainda maior de anãs marrons extremamente puras e desconhecidas até então.

A equipe de pesquisa foi liderada pelo Dr. ZengHua Zhang do Instituto de Astrofísica nas Ilhas Canárias. Ele disse: "Realmente nós não esperávamos ver anãs marrons com essa pureza. Agora, a expectativa é de encontrarmos mais, assim como esse exemplar. Eu ficaria muito surpreso se não houver muito mais objetos semelhantes, à espera de serem encontrados."

Utilizando-se do espectro ótico e do infravermelho, SDSS J0104+1535 foi classificada como uma ultra sub-anã do tipo L. Essa medições foram realizadas através do VLT (Very Large Telescope), da ESO, no Chile. Essa classificação foi baseada em um esquema estabelecido recentemente pelo Dr. Zhang.