Ads Top

Por que alguns astrônomos consideram Plutão como “o novo Marte”?

Fique por dentro das descobertas da missão New Horizons.
Plutão e uma de suas luas, Caronte.

Graças às informações enviadas pela Missão New Horizons, Plutão está em alta novamente. Assim como o chefe de pesquisa da New Horizons, Alan Stern diz: “Plutão é um novo Marte” – E isso não é só por causa de sua crescente popularidade.

Esse apelido, que Stern diz ter sido dado por ele e seu colega de equipe Jeff Moore, diz respeito à muitas similaridades intrigantes entre os dois - que o mundo de gelo compartilha com o famoso planeta vermelho. Ambos ostentam uma série de características superficiais e atmosféricas que deixam os cientistas intrigados.

“Há várias maneiras onde Plutão lembra Marte,” diz Stern.


Perda da Atmosfera

Ainda existem questões intrigantes sobre a atmosfera de Marte e Plutão. Para Marte, essas questões envolvem a forma como sua atmosfera desapareceu e o que isso também significou para qualquer outro tipo de líquido em sua superfície. Plutão também está perdendo sua atmosfera, mas em uma taxa bem mais lenta do que os cientistas esperavam antes da New Horizons tê-lo estudado. De acordo com Stern, sua atmosfera está escapando cerca de 500 vezes mais devagar do que o esperado antes do sobrevoo da New Horizons.

Isso pode estar acontecendo por causa que sua atmosfera é mais fria do que o esperado, o que desacelera a perda de matéria para o espaço. Algo no ar está mantendo as coisas frias, mas não se sabe ainda o que exatamente.

“Nós ainda estamos procurando por uma molécula misteriosa que possa explicar esse ambiente tão frio na parte superior da atmosfera”, disse Stern.

Uma molécula misteriosa não é a unica coisa flutuando no ar. Plutão, assim como Marte, tem nuvens tênues. Em ambos os planetas, as nuvens poderiam sugerir um padrão de tempo que, ao menos em Plutão, não era esperado.

Fonte: http://www.astronomy.com/news/year-of-pluto/2016/10/pluto-is-the-new-mars

[Tradução: @difurlan1]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.