Ads Top

Atípica Região Marciana Contém Pistas para o Passado de Marte

Um mapa de Marte que inclui uma atípica área de alto relevo chamada Thaumasia Planum está sendo estudado por pesquisadores da Universidade Estadual de Louisiana.



O pesquisador Ron Hod da Universidade Estadual de Louisiana, colegas e colaboradores universitários estudaram uma atípica região em Marte – uma área com altas elevações chamada Thaumasia Planum. Eles analisaram a geografia e mineralogia desta área e a denominaram de Grande Thaumasia, que tem o tamanho da América do Norte. Eles também estudaram a química dessa área baseados em dados coletados pelo Espectrômetro de Raios Gama, da Mars Odyssey Orbiter, que foi lançada em 2001. Eles descobriram que o cume da montanha que contorna a Grande Thaumasia foi quase todo criado por uma cadeia de vulcões. Os resultados foram publicados recentemente no Journal of Geophysical Research-Planets.


“As mudanças químicas que nós vemos se movendo para noroeste através da região é consistente com a superfície em Marte. Nossa pesquisa suporta a ideia de que toda essa área foi construída pelo vulcanismo,” disse Don Hood, doutorando pelo departamento de geologia da Universidade Estadual da Louisiana e autor principal do artigo.
A composição química muda ao longo da região. Há um aumento de sílica e água, enquanto que se observa uma diminuição de potássio do sudoeste para o noroeste.

“A mudança na composição química é a chave que nos sugere que esse ambiente era mais parecido com uma região de eventos vulcânicos que continuamente causaram erupções pela mudança na composição do manto,” disse Hood.

Hood e seus colegas da Universidade de Stony Brook, Universidade de Toquio e Universidade de Lehigh descartaram uma outra hipótese de que a abundância de água e potássio foi causada pela interação da água com a rocha. 

“Nós procuramos por evidências de alterações aquosas através de uma outra forma ainda não pensada, mas não encontramos”, disse ele.

A geografia da região tem muitas áreas vulcânicas que são similares com outras encontradas em Hawaii. Contudo, das análises geoquímicas, os pesquisadores descobriram que o enxofre presente ali foi depositado como cinza vulcânica. A cinza vulcânica de várias áreas poderiam ser evidência de explosões vulcânicas em Marte, que seriam uma importante pista para separar a história de Marte. É significante por que explosões de erupção emitem muito gas que pode permanecer na atmosfera e pode causar eventos de resfriamento e de aquecimento global. 

“Saber se houve vulcanismo explosivo em Marte e em que proporção isso ocorreu é uma questão importante em termos de descobertas a respeito de como foi o passado desse planeta", disse Hood.


Fonte: http://astronomynow.com/2016/09/27/unusual-martian-region-leaves-clues-to-planets-past/


[Tradução: @difurlan1[
[Revisão: @ma.turati]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.