Ads Top

O maior Telescópio da China detecta um asteroide se aproximando da Terra


O telescópio do Observatório da Montanha Púrpura da China em Nanjing, capturou imagens de um asteroide se aproximando da Terra.


O asteróide, nomeado de 2009ES pelo Minor Planet Center (MPC), foi observado na quarta-feira. Esta é a primeira vez que um telescópio na China captura imagens do asteroide, um dos 1.640 corpos menores listados pelo MPC que poderiam se aproximar muito da Terra.

Cientistas estimam que, se um asteroide medindo 10km colidir com a Terra, o impacto seria igual a explosão de 3 bilhões de bombas atômicas. Astrônomos confirmam que um asteroide desta escala atingiu a Terra 65 milhões de anos atrás, acabando com os dinossauros maiores.

O observatório foi notificado pelo MPC no dia 5 de Setembro para observar o asteroide. Ele passou 18.8 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Zhao Haibin, do observatório disse que a menor trajetória planetária poderia ser alterada pela atração gravitacional de planetas, como Marte. A partir de agora observações constantes devem ser feitas afim de rastrearmos possíveis mudanças em sua órbita.

“Com a ajuda de suas imagens, astrônomos atravessaram o globo para conseguir uma trajetória melhor definida desse asteroide”, ele disse.

Fonte: Decifrando a Astronomia via, The Daily Galaxy via Chinese Academy of Science and Xinhua
Créditos da Imagem: eaae-astronomy.org

[Tradução e adaptação: @difurlan1]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.