Ads Top

NASA está projetando um submarino para explorar os grandes oceanos de Titan

A NASA está desenvolvendo um submarino que um dia submergirá e explorará os grandes oceanos de hidrocarbonetos da lua Titan, em Saturno, mais precisamente o oceano Kraken Mare. O projeto ainda está na fase de concepção com uma missão que se iniciará no mínimo em 2038. 



OUSANDO ENFRENTAR O 'KRAKEN' 

Apesar de ser uma lua, o satélite natural de Saturno, Titan é notavelmente parecida com um planeta. O mais notável é que existem similaridades interessantes com a Terra, tanto pelas nuvens como pela atmosfera densa. 

No entanto, Titan tem oceanos de metano líquido ao invés de serem de água, tendo em vista que a temperatura por lá é muito fria para haver água em estado líquido [água há, mas ela é dura como uma rocha].  Isto seria bem desconfortável para a maioria da vida na Terra. Ainda, cientistas tem razões para acreditar que a vida poderia emergir, mesmo sob essas circunstâncias, desde que a fina atmosfera, que é rica em metano e outros compostos orgânicos  - indicassem sinais de vida, baseada em nossas perspectivas, claro.  

De acordo com a NASA, o metano teria sido destruído irreversivelmente pela luz solar depois de 10 milhões de anos. Na Terra, o metano é reposto pelo metabolismo de organismos vivos. O que repõe o metano em Titan e o mantém em abundância é um dos maiores mistérios que levam os cientistas a acreditar que pode haver organismos responsáveis por isso lá. 

Para se chegar ao fundo desse mistério, a NASA está embarcando no que a rede BBC chama de "a mais revolucionária missão jamais tentada". Eles estão desenvolvendo um submarino que um dia desbravaria os formidáveis Kraken Mare, o maior oceano de Titan – um oceano de hidrocarbonetos maior do que o Mar Cáspio. 


Kraken Mare. NASA.

O SUBMARINO TITAN 

Uma breve descrição feita pela NASA diz que o submarino será não tripulado: "O Submarino Titan, ou Titan Sub, será  totalmente autônomo, totalmente capaz de explorar o que existe debaixo das águas desse mundo". 

E também servirá para acompanhar a missão de superfície que a precede - Titan Mare Explorer - e investigará a fundo todo o espectro dos fenômenos oceanográficos. 

Ao mesmo tempo que isso é excitante, levará um tempo antes do modelo conceito do Titan Sub se tornar realidade, o que dirá de seu lançamento até essa lua misteriosa. Simulações estimam que a data mais próxima para a chegada a Titan é 2038, quando o alinhamento entre a Terra, Saturno e Titan será favorável.  

Fonte: Futurism

[Tradução: Diogo Furlan - no Facebook/Instagram como: @difurlan1] 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.