Ads Top

Como estrelas e planetas se formam?








Você vive num planeta chamado Terra. Junto com sete outros planetas, a Terra gira em torno do Sol. Até onde sabemos, nosso planeta é o único no sistema solar onde a vida existe. A vida precisa de um planeta para habitar e também precisa de uma estrela para lhe fornecer energia. Sem a Terra ou o Sol, você não estaria aqui! 

Muitas pessoas pensavam que a Terra fosse o centro do Universo. Elas também achavam que a Terra era o único lugar do Universo onde a vida existia. Mas astrônomos descobriram que nosso planeta é apenas um entre oito planetas no Sistema Solar. Eles descobriram que o Sol é apenas uma entre trilhões e trilhões de estrelas no Universo. 

Nós também sabemos que pelo menos metade de todas essas estrelas hospeda planetas, talvez planetas como o nosso. 


Estrelas e planetas são importantes para a vida. Portanto, astrônomos querem entender como eles se formam. Eles querem entender porque algumas estrelas são grandes e outras são pequenas, porque algumas estrelas estão sozinhas e outras são binárias, e porque algumas estrelas têm apenas um planeta gigante e quente em uma orbita muito pequena enquanto outras estrelas têm sistemas planetários que são mais parecidos com o nosso Sistema Solar. 
 O ALMA é o melhor instrumento para estudar a formação de estrelas e planetas. Isso porque estrelas e planetas nascem em nuvens escuras de gás gelado e poeira. Com um telescópio normal, você consegue ver o que está acontecendo com essas nuvens. Você não pode espiar através da poeira, assim, você só vê uma bolha preta no espaço, como uma parede que bloqueia sua visão. 

Mas o frio, nuvens negras emitem ondas milimétricas e submilimétricas. Essas ondas são coletadas e estudadas pelo ALMA. Para ela, essas nuvens tornam-se transparentes, de modo que é possível ver o que está acontecendo por dentro.  



O ALMA será capaz de ver como aglomerados de gás e poeira ficam juntos por causa de sua gravidade. Ele vai estudar como os aglomerados se dividem em aglomerados menores, a partir dos quais as estrelas nascem. E porque alguns desses aglomerados menores são maiores que outros. ALMA será capaz de realmente testemunhar o nascimento de uma nova estrela. É como estar em um berçário e ver como um novo bebê nasce. 

O ALMA também vai estudar o nascimento dos planetas. Planetas são formados em discos de gás e poeira que giram em torno de estrelas recém-nascidas. Ela também irá testemunhar a formação planetária em andamento. E olhando para o nascimento de outros sistemas solares, poderemos aprender mais sobre a formação da nossa Terra. 

Finalmente, o ALMA também poderá usar o estudo de planetas, asteroides e cometas em nosso Sistema Solar. Astrônomos ainda esperam que ele descubra novos objetos! 

Fonte: http://kids.alma.cl/?p=1209&lang=en

[Tradução: @laviniaestacioo]
[Revisão: @difurlan1]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.