Ads Top

Star Track: um dispositivo feito com arduíno que rastreia e aponta para um estrela específica

Star Track: um dispositivo feito com arduíno que rastreia e aponta para um estrela específica




Görkem Bozkurt, um entusiasta da astronomia, construiu um telescópio que consegue rastrear qualquer objeto no céu usando coordenadas celestes.
O aparelho nomeado de Star Track foi feito em uma impressora 3D (pode ser substituível por uma peça de madeira, por exemplo), um par de arduínos Uno e Nano, um giroscópio, um módulo RTC (Real Time Clock. Ou seja, um chip que agrega um relógio ao arduíno), dois motores de passo de 5V de baixo custo e um apontador laser. 


"Muitos telescópios computadorizados vem com um software, que pode apontar automaticamente um telescópio para um objeto celeste que o usuário selecionar. Estes são chamados de montagem GoTo. Assim como uma montagem equatorial, ele pode rastrear o céu noturno guiando o eixo de ascensão reta.

"Tendo em vista que apontadores lasers são uma maneira muito eficiente de mirar para estrelas, achei que instalar um apontador laser em uma montagem GoTo pudesse ser uma ferramenta perfeita para localizar e apontar para elas", disse Bozkurt.

Primeiro de tudo eu tive que projetar uma montagem de dois eixos.

1. Eixo rotacional de 360 para o RA (Ascensão Reta)
2. Um eixo de subida e descida para DEC (Declinação)

"Depois de alinhar o eixo RA com o Polo Celestial Norte, um arduíno conectado com um RTC deve ser capaz de calcular e localizar o RA com a hora sideral. Você pode ajustar os dois eixos para o usuário plugar na porta serial do computador. 

Mas primeiro eu tive que encontrar uma maneira de apontar precisamente para o grau desejado. A ideia principal era usar motores de passo e dar a eles um passo preciso. Mas depois de alguns testes eu percebi que não seria possível ser preciso com eles.

Ao invés disso, eu utilizei um giroscópio colocado no laser para localizar os graus desejado nos dois eixos. Desse jeito eu fui capaz de enviar um comando para o motor de passo iniciar e parar o movimento, caso necessário", completa Bozkurt.

Intrigado? Bozkurt fornece uma visão básica da astronomia de posição na sua página do projeto, juntamente com todos os documentos de instruções, código e montagem 3D da estrela de trilha.


O Bozkurt fez uma resenha disso. Gostariam que eu publicasse o link no comentários? 

Valeu!

[Tradução: @difurlan1]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.