Ads Top

Tida como uma Super Terra, Gliese 832c está a apenas 16 anos-luz




Gliese 832c em números:
 Massa:cerca de 5,4 massas da Terra.
 Temperatura: (estimada) similar a da Terra, mas com variações acentuadas.
Distância: 16 anos-luz (cerca de 151,3 trilhões de km)


Estima-se que haja 200 bilhões de estrelas em nossa galáxia, a Via Láctea. Dessas, "apenas" cerca de 22% possuem planetas em sua zona habitável.(Zona Habitável: onde a temperatura de um planeta favorece a conservação da água liquida em sua superfície: nem tão quente, nem tão frio). Ou seja, temos a estimativa de que haja 10 bilhões de planetas gêmeos da Terra, isso em nossa galáxia.


E com um  Índice de Similaridade com a Terra (Earth Similarity Index, ou apenas ESI), Gliese 832c marca 0,81. O exoplaneta descoberto recentemente está preso em uma órbita de 36 dias, com um periélio de 20 milhões de km e um afélio de 28.9 milhões de km ao redor de uma estrela menos brilhante que nosso Sol. Essa órbita extremamente elíptica leva Gliese 832c até a borda interna de sua zona habitável.  
 
Vale lembrar que a imagem é apenas uma concepção artística, tendo em vista que o planeta foi descoberto pela oscilação da quantidade de luz recebida de sua estrela-mãe. Muito ainda permanece desconhecido sobre o exoplaneta, como sua massa, tamanho e composição de sua atmosfera. Se Gliese 832c tiver uma atmosfera como a Terra tem, então pode se tratar de uma Super Terra com estações rigorosas, mas capaz de suportar vida.

Ou então Gliese 832c pode ter uma atmosfera densa como a de Vênus, assim, se comportando com uma Super-Vênus, consequentemente sem chances de abrigar vida. Por ser considerado um dos exoplanetas que mais atrai a curiosidade, há uma expectativa crescente para o lançamento do Telescópio Espacial James Webb, que promete conseguir enxergar bem melhor do que o Hubble, inclusive nos dar a possibilidade de mensurar a composição de suas atmosferas, como também outros detalhes ainda não revelados pelos Telescópios atuais, como a existência de florestas, desertos, oceanos, ou rochas na superfície!
Uma simples concepção artística em video de um exoplaneta: https://www.youtube.com/watch?v=DwNZmTVZhAY

Outras concepções artísticas:



[Edição: @difurlan1]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.