Ads Top

Melhor imagem de Alfa Centauri A e B

Esta imagem capturada de Alfa Centauri foi produzido através de observações feitas no espectro visível e em infravermelho pelo Telescópio Espacial Hubble. As pontas em forma de crucifixo em volta de cada estrela são resultados do efeito de difração no sistema óptico do telescópio.



Comparado ao Sol, Alfa Centauri A (na imagem é estrela da esquerda) é do mesmo tipo estelar, G2, e ligeiramente maior, enquanto que Alfa Centauri B (direita) é uma estrela do tipo K1 e um pouco menor que o Sol.  Por serem binárias, essas duas estrelas orbitam um centro de gravidade em comum em um período de 80 anos, com uma distância mínima de 11 vezes a distância da Terra ao Sol, ou seja 11 Unidades Astronômicas. O grupo de Alfa Centauri se completa com a fraca anã vermelha, Proxima Centauri (que não está na imagem), e que recentemente nos revelou ter um exoplaneta que pode se assemelhar com a Terra, ao menos em massa, orbitando sua zona habitável. A estrela mais perto de nós está nesse famoso grupo estelar.  Localizada na Constelação do Centauro, a uma distância de 4.3 anos-luz, o sistema é formado pelas binárias Alfa A e B, e mais a fraca Proxima Centauri C, também conhecida como Proxima Centauri.


O Hubble nos deu uma imagem deslumbrante do brilho de Alfa A e B, expostos como enormes faróis cósmicos no escuro. A imagem foi capturada pela câmera de campo largo 2 do Hubble (WFPC2). Esta câmera foi o instrumento mais utilizado pelo Hubble nos primeiros 13 anos de vida do telescópio, sendo substituida em 2009 pela versão 3, durante a Missão de Reparos de número 4.


Essas estrelas estão entre as mais estudadas pelos astrônomos, por causa de sua proximidade com a Terra. Elas também são consideradas como um dos melhores alvos para se procurer por exoplanetas habitáveis. Utilizando o instrument HARPS, astronomos já descobriram um planeta orbitando Alfa Centauri B.


No dia 24 de Agosto deste ano (2016), astrônomos anunciaram a descoberta de um planeta parecido com a Terra na zona habitável orbitando a estrela Proxima Centauri.


Fonte: http://astronomynow.com/2016/08/29/best-image-of-alpha-centauri-a-and-b/



[Tradução e adaptação: @difurlan1]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.