Ads Top

Espectro de Luz

Nada mais certo do que começar com uma publicação própria:
Hoje de manhã cruzei com esse fenômeno na porta da minha sala de trabalho. A luz vinda do Sol batia diretamente na porta de vidro do jardim de inverno. A luz incidia bem na parte do vidro que se assemelha muito a um prisma. Na verdade naquele momento era um prisma recebendo a luz direta do Sol.. Enfim, aí temos a separação da luz branca em vários comprimentos de onda, o que é chamado de espectro visível, ou arco-íris. (também temos o infra-vermelho e o ultra violeta, mas nossos olhos não são capazes de detectar, apenas nossa pele, através da sensação de calor.)
Analisando esse espectro mais de perto pode-se observar várias linhas escuras chamada de linhas de Fraucnhofer. Essas linhas escuras são causadas pela absorção da luz pelos elementos existentes na atmosfera do Sol. Em outras palavras, a luz que incide em um prisma, separada no espectro, nos permite saber a composição química de qualquer estrela.
Foi-se observado que os mesmos elementos encontrados no Sol, por exemplo, também são encontrados em nosso planeta, como também em outros.
"Somos feitos da poeira das estrelas". Carl Sagan
(publicação realizada dia 04-11-2015, Grupo Astronomia PP).


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.