Ads Top

Astrônomos conseguiram oportunidade única de prever uma supernova

            Uma observação casual de uma supernova distante pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA / ESA está fornecendo aos astrônomos uma oportunidade única na vida de testar definitivamente a sua compreensão a respeito de grandes aglomerados de galáxias.


          Em novembro de 2014 os astrônomos tiveram uma visão estranha e rara. O enorme aglomerado de galáxias MACS J1149 + 2223 ampliou a luz de uma supernova muito mais distante por trás dele, apelidado de Refsdal.

       
              A luz de Refsdal foi ampliada e distorcida devido ao efeito de lente gravitacional, criando quatro imagens separadas da supernova dispostas em uma formação conhecida como ‘Cruz de Einstein’. Embora os astrônomos tenham descoberto dezenas de galáxias utilizando essa técnica, eles nunca haviam visto a de uma supernova ( heic1505 ).

        As quatro imagens de supernovas foram lentamente desaparecendo conforme a explosão ia acontecendo, mas os astrônomos agora têm a oportunidade única de pegar uma reprise de Refsdal: As imagens de supernovas não chegam na Terra ao mesmo tempo porque , para cada imagem produzida, a luz toma uma rota diferente. Para algumas destas rotas, a luz leva mais tempo para chegar até nós do que para outras.

         Usando vários modelos do agrupamento agindo como uma lente, astrônomos fizeram um conjunto consistente de previsões para quando a próxima imagem será exibida. O telescópio Hubble agora vai ser periodicamente fixo nos céus, na intenção de de antecipar o evento e garantir a observação de Refsdal . A próxima imagem deste evento extraordinário deverá atingir o pico no primeiro terço de 2016 .

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.